Busque no site:

Bonfim Paulista ganha sistema de monitoramento

image
Compartilhe
    (Escolha uma Rede Social para Compartilhar)

 

Foto: Tatiana Serebrinsky

Em uma parceria com a Associação dos Moradores e a Polícia Militar de Bonfim Paulista, o distrito passou a contar, desde setembro de 2004, com câmeras de segurança para fiscalizar e tentar diminuir a violência.

No projeto, a Polícia Militar ficou responsável por decidir o local e escolher a pessoa que iria acompanhar as imagens e a Associação dos Moradores por providenciar as câmeras. No começo, elas foram instaladas em alguns pontos estratégicos, como na entrada, na praça e na área central de Bonfim. 

Segundo o policial responsável pela fiscalização, cabo Gaspar, depois de dois assaltos, a população de Bonfim ficou muito assustada e foi sugerido que fosse instalado um sistema de monitoramento nas ruas do distrito. “A Polícia Militar explicou para a população como é o projeto, a sua finalidade e onde seriam colocadas as câmeras e então decidimos colocá-lo em prática com o apoio das pessoas. No início, foram instaladas apenas duas câmeras na entrada de Bonfim, assim podíamos ver quem entrava e quem saía. Hoje, o distrito conta com seis câmeras de vigilância espalhadas pelo centro”, afirmou o policial.

O morador Gustavo Clemente acredita que as câmeras são de extrema importância para o distrito e que trarão muitos benefícios para a população. “Elas foram instaladas em pontos estratégicos, dando ao policial responsável pelo monitoramento uma visão privilegiada de todo o centro de Bonfim e também servirá para inibir os marginais, pois toda imagem ficará registrada nas câmeras. Dessa forma, pode auxiliar o policial na identificação da pessoa”, afirma.

A Polícia Militar conseguiu solucionar três casos de assalto com imagens recuperadas das câmeras. “Um assalto aconteceu em um banco e, com as imagens das nossas câmeras, foi possível identificar os assaltantes, e assim a Polícia Militar conseguiu prendê-los e recuperar o dinheiro roubado”, ressaltou o policial Gaspar.
“A polícia deve acompanhar as tecnologias, pois elas só trarão benefícios para a comunidade, como vem acontecendo em Bonfim, onde uma das câmeras faz um rodízio em três quarteirões, dando uma ampla visão para o policial e as outras fiscalizam outros locais públicos”, diz ele.

A socióloga Regina Baptista da Silveira ressalta que algumas pessoas ficam mais desconfiadas e passam a ter mais cuidado na presença de uma câmera, por isso, é preciso informar para a população o motivo da instalação de um sistema de vigilância e mostrar se elas vão ou não invadir a privacidade das pessoas. “Agindo dessa maneira as câmeras até poderão trazer muitos benefícios para a sociedade”.

O policial Gaspar informou também que há um projeto para ampliar o número de câmeras e que, para isso, existe a possibilidade da Associação dos Condomínios de Bonfim Paulista entrar na parceria junto com a Polícia Militar e a Associação dos Moradores.

Topo

Compartilhe essa Página
Tags
 Cidade  Histórias  Festas  Bomfim Paulisa  Fotos  Distrito  Acontecimentos 
Localização
-
Bonfim Paulista (SP) -
(16)3972-1445 / /